quinta-feira, 26 de junho de 2014

A arte do Equilibrio

E ai pessoal trazendo pra vocês hoje uma modalidade que vem adquirindo cada vez mais adeptos, desde já agradeço ao Erick Carrasco que nos forneceu um material de primeira e ao pessoal do Slack Mogi, que vem colaborando para o crescimento deste esporte pela região do Alto Tietê e redondezas.

O que é? De onde veio?
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon estreita e flexível, sua origem se deu por volta dos anos 80 nos campos de escalada do Vale Yosemite, EUA. Surgiu a partir da prática de escaladores que passavam semanas acampando e esticavam suas cordas para se equilibrar e passar o tempo.

Modalidades:



Beneficios: 
O Slackline é ótimo para promover uma melhora no equilíbrio, alem de ser um ótimo exercício físico para o fortalecimento da região abdominal e membros inferiores, não causa impacto nas articulações, além de melhorar a concentração, coordenação, consciência corporal, postura, e velocidade de reação.

E ainda tem mais!
Sabe o Core aquilo que falamos no post passado? Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte este esporte pode ser de grande ajuda para o fortalecimento das partes do corpo utilizadas no dia a dia, principalmente o Core. ou seja uma alternativa para melhorar aquela dor na coluna e prevenção de lesões nos tornozelos e nos pés.

Segurança:
Segundo Erick Carrasco a segurança é de extrema importância, não saia por ai se pendurando em uma fita qualquer ou em qualquer lugar é preciso ter noção do material que se deve utilizar e aonde utilizá-los, compre sempre materiais de confiança e se não sabe utilizá-lo peça dicas a uma pessoa que já pratica o esporte há um tempo. É preciso estar atento às suas condições e a estas dicas:

- Tenha uma base estável ( se você está se recuperando de alguma lesão nos tornozelos pés ou joelhos trate-se primeiro e fortaleça os membros inferiores antes de iniciar a atividade).

-Não leve como uma reabilitação (por mais que a prática deste esporte seja uma ótima ajuda para
fortalecimento do core, e melhora de dores na coluna deve ser feito como um método auxiliar e não tratamento).

-Grávidas, obesos e pessoas com labirintite, fique atento se estiver nesse grupo, as grávidas podem praticar mas é preciso tomar cuidado com o risco de queda e com o centro de gravidade que muda após o 4° mês de gestação, pessoas muito acima do peso não devem praticar, assim como pessoas com labirintite, trate-se primeiro depois corra para o abraço.

Projeto Slack Mogi 
Agora que já conhecemos o Slackline chegou a hora de divulgar a vocês o projeto apresentado a Secretaria de esportes de Mogi das Cruzes.

Arena Slackline: A Arena de Slackline é a solução perfeita para a prática do Slackline em ambientes com ausência de ancoragem ou quando os praticantes ainda não possuem a consciência de proteção das árvores e equilíbrio com o meio ambiente. Podendo ser montado tanto em lugares abertos quanto fechados, sua finalidade é criar um ambiente de interação no qual permita as pessoas a praticarem o esporte de forma coletiva, descontraída, com conteúdo informativo e total segurança. 

Este é o modelo de como seria esta arena :
É preciso que haja um estudo da área para montar a arena de forma adequada, este é apenas um modelo de como poderia ficar

(Obs: esta é a apresentação feita pelo Erick Carrasco, o texto acima está na integra sobre o que foi elaborado e apresentado à Secretaria de Esportes de Mogi das Cruzes).


Mais sobre Slack Mogi?
Slack Mogi No Esporte D
Botyra Reune Moçada do Slackline


Agora não pode faltar aqueles videos para deixar o gosto de quero mais:





Referências:
O Desafio na Corda Bamba
Em busca do Equilibrio


Nenhum comentário:

Postar um comentário