segunda-feira, 16 de junho de 2014

Supercompensação de Treinamento

Mais um post em pessoal e agora vamos falar de Supercompensação, vamos fazer um jogo rápido para entender de forma simples e eficaz:

 O que é?
A supercompensação é  a adaptação que o corpo sofre após um esforço de alta intensidade. Após sofrer um estimulo no limite de sua capacidade ou além desta é preciso que haja um período de descanso para que o corpo possa reparar os danos dos tecidos e as reservas energéticas.

Como isso ocorre?
Podemos dividir em quatro etapas, sendo que as duas primeiras partem dos princípios da recuperação
Etapa I: Após o exercício o corpo apresenta os sinais de fadiga devido ao gasto das reservas energéticas do músculo durante o esforço;
Etapa II: o corpo começa a promover a recuperação acima das reservas energéticas do músculo;
Etapa III: o Corpo se recupera por completo;
Etapa IV: Novo estimulo, e melhora do rendimento.

Quanto tempo devo esperar para aplicar um novo estimulo?
Podemos utilizar a periodização para programar esta supercompensação, lógico que não é um método totalmente eficaz pode haver diferenças, mas, visto que o corpo demora até 48hs para se recuperar de um estimulo forte. a periodização mais simples que pode ser feita é a de intercalar as intensidades do treino, assim utilizaremos 3 tipos de intensidade (forte, fraco, moderado).

Ex: treino de segunda (forte)/ treino de terça (fraco) treino de quarta (moderado) e assim por diante.
Obs: não importa se os dias terão grupos musculares diferentes o que importa é dar tempo para que o corpo possa se recuperar do ultimo estimulo forte que foi dado.

Na segunda semana se você preferir poderá mudar a sequência começando com estimulo mais fraco partindo pra um mais forte.

Partindo destas dicas e de uma alimentação balanceada seu potencial pode aumentar a cada semana, devido a reserva peça para um profissional de Educação Física para lhe fazer testes de esforço para melhorar a sobrecarga.




Referencias:
Ciência da recuperação
Recuperação e Superconpensação
Modelos de Periodização






Nenhum comentário:

Postar um comentário