quarta-feira, 11 de junho de 2014

Alongamento e Treinamento de força



Dando sequência aos posts resolvi falar sobre os alongamentos e treinamento de flexibilidade, afinal assim como o aquecimento é um tema muito polêmico, há pessoas que dizem que o melhor é alongar-se antes dos exercícios, outras dizem que o melhor é após os exercícios. Há também discussões que dizem que o alongamento ajuda a prevenir lesoes durante o exercicios. Então o que é verdade e o que não é?

A verdade é que nem tudo que se lê ou se fala por ai deve se tornar uma verdade absoluta, então para que se haja a compreensão estarei colocando em pauta este tema me baseando em trabalhos acadêmicos atuais e autores que estudaram o assunto.

O que é alongamento?

Poder ser dividido em dinâmico(com movimentos) e estático (sem movimentos):





Dantas (2005), define o alongamento como uma forma de atividade que tem como objetivo a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos através da realização de movimentos com amplitudes normais.

Podemos concluir assim que o alongamento é uma espécie de exercício que visa melhorar a capacidade física da flexibilidade nos permitindo maior amplitude de movimento.

Atenção agora!!

Após a prática esportiva o alongamento repercute de maneira positiva em relação ao encurtamento muscular sendo que ao realizarmos inúmeras contrações por vários minutos as unidades motoras acabam se sobrepondo em suas zonas de contração gerando o encurtamento, este por sua vez segundo Alencar (2010) relata que o encurtamento do sistema muscular tem como consequências a desestabilização da postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento das incidências de cãibras e dor, além de prejuízo da técnica nas habilidades esportivas. Exercícios de alongamento são fundamentais para a prevenção e o tratamento de encurtamento muscular.

Quando falamos em alongamento antes da prática do exercício físico estudos tem mostrado que o desempenho muscular principalmente em atletas de alto rendimento sofre uma queda, isso devido a diminuição da rigidez músculo tendínea , reduzindo assim sua capacidade de gerar força, este tem sido o argumento de muitos autores.

Para concluir, correlacionando o pensamento de Shrier, Knudson, Arruda et al, Ramos e outros autores que tratam do assunto,todos relatam que há uma queda de até 5% da força quando se utiliza o alongamento antes dos exercícios de força, sendo insignificante para atletas que visam o bem estar porém para atletas que visam o alto rendimento estes 5% podem ser a diferença para um melhor desempenho, as pesquisas ainda mostram que o alongamento antes do exercício diminui o número de repetições máximas de um exercício e ainda pode aumentar o risco de lesões devido a redução da rigiddez musculo tendinea.


Beneficios do alongamento:

Melhora de dores nas articulações e musculos;

Melhora da Fexibilidade;

Correção da postura;

Tratamento de encurtamentos musculares.


Obs: Importante salientar que ainda há controvérsias sobre as causa que levam a diminuição de força muscular, uma vez que a força depende da integridade do sistema nervoso central e periférico, sendo assim não é somente o alongamento que irá diminuir a sua força antes dos exercícios, mas como dito nos estudos eles podem sim influenciar na perda da força para a contração muscular. O encurtamento musuclar não ocorre em treinamentos com sobrecarga, porem se um grupo muscular ou um musculo for hiper-solicitado este sim se encurtará.



Curiosidades: Homens com grande volume muscular nem sempre tem aquela dificuldade que todos nós achamos de que nao consege nem tocar as costas ou a ponta dos pés, mas é preciso trabalhar a flexibilidade para que não haja o encurtamento muscular abaixo dois exemplos de homens com volume muscular porém com ótima flexibilidade






Link da Imagem



Site da imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário