O que é Core?
O Core é o nome dado ao conjunto de músculos que possuem a função de estabilização e manutenção da postura seja parado ou realizando movimentos grandes ou pequenos.
Almeida (2012) define da seguinte maneira "Caixa com os músculos abdominais na frente, paravertebrais e glúteos atrás, diafragma como o teto e a musculatura da cintura pélvica como piso."
Importante lembrar que o Core não se resume apenas a estes músculos, o Core está mais ligado a ação muscular do que sua posição anatômica, ou seja músculos que produzem a estabilização do tronco e geram a força através do movimento do mesmo.
Por que treina-los?
Segundo Barr et all (2005) o core tem a função de prevenção e tratamento de dores lombares, em relação ao exercícios ajuda na estabilidade e equilíbrio do corpo.
Alencar (2009) cita que com um core estável é possível criar vantagens que facilitam a geração e o controle de força, maximizando o desempenho do atleta.
Cuidados ao treinar o core:
Sim, todo treinamento se desenvolvido de maneira errada vai lhe trazer malefícios, por isso é preciso estar atento a algumas variáveis.
- Conhecer os movimentos utilizados nos exercícios (se executá-los de maneira errada irá prejudicá-lo);
- Estar atento ao seu corpo, a dor muscular é aceitável mas dores articulares não, e cuidado com a sobrecarga utilizada (respeite seus limites);
- Fique atento às suas limitações, um jovem saudável é capaz de realizar exercícios normalmente, idosos ou pessoas com problemas nessa região do tronco devem sofrer adaptações nos exercícios.
- Peça a ajuda de um Educador Físico ele é quem irá direcioná-lo para um treinamento eficiente e saberá lidar com suas limitações.
Como treinar:
Estabilidade: Recomendado para iniciantes e pessoas com limitações. Irá trabalhar no aumento do recrutamento de fibras motoras da região e com isso o aumento do controle do Sistema Nervoso Central.
Neste treinamento é possível observar um aumento na resistência muscular e estabilidade do Core.
Força: Neste caso adicionaremos a sobrecarga e movimentos dinâmicos, devido a estes fatores deve-se tomar cuidado o risco de lesões aumenta. É possível notar a hipertrofia da musculatura e melhora da ativação neural.
Observa-se que, com este treinamento, ocorre um aumento da capacidade de gerar força, essa geração de força proporciona melhora nas capacidades de velocidade, agilidade e potência.
Exercícios utilizados no treino do Core:
Caso haja interesse leia estes artigos relacionados ao core utilizados como Referencias:
Alencar, Thiago Ayala de. - Abordagem da estabilização central em ciclistas
Almeida, Yámande Philip Cartaxo de. - A relação da potência e estabilidade do Core com o desempenho de exercícios do levantamento olímpico

Nenhum comentário:
Postar um comentário