segunda-feira, 7 de julho de 2014

Estresse? Jogo Rápido!


Já dizia a música do Grupo Revelação "Eita vida, Eita vida de cão..."
Hoje vemos que não está fácil pra ninguém, é conta, é chefe, é família, estudo, transito, falta de descanso, ou seja, motivo não falta para você se preocupar. Na selva de pedra o stress rola solto e pode te derrubar se você não souber lidar com ele!

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que o stress atinge 90% da população mundial, é uma epidemia, nem os bebês estão livres dessa síndrome, ainda tem mais, se você não prestar atenção pode estar sujeito à uma série de doenças como câncer, hipertensão, depressão e diabetes.

Mas não é de se preocupar tanto também, afinal a prevenção e o tratamento podem ser bem simples, basta você saber administrar suas atividades, diminua o ritmo no trabalho (não precisa parar de trabalhar, as vezes fazer uma pausa e se alongar e mexer as articulações já ajuda), se exercite, coma alimentos saudáveis e DESCANSE!

Importante saber que existem os dois lados da moeda:


Na vida estamos sujeitos a dois tipos de estresse, o crônico e o agudo. É simples o crônico é aquele que esta presente em nosso cotidiano e o agudo quando algo traumático acontece, porém dura menos tempo. 

Ao mesmo tempo que o estresse é um fator preocupante, este também é um fator condicionante e importante para o ser humano, através dele que geramos adaptações tanto psíquicas como físicas.
Você também pode se aproveitar do estresse, deve estar se perguntando, como? Quando estamos sendo estimulados por uma situação estressante seu corpo fica em alerta e libera adrenalina e cortisol no organismo.

 A Revista Men's Healt do mês de junho, publicou algumas dicas que podem te ajudar:

No trabalho: existem situações estressantes, muitas vezes matamos um leão por dia, e o seu chefe ainda te pede algo com urgência, aproveite que a adrenalina e o cortisol estão na corrente sanguínea e aproveite o pique extra.

Nos estudos: O estresse aumenta nosso estado de atenção, então aproveite para estudar, nessas condições guardamos mais conteúdo devido ao estado de alerta.

Nos esportes: Principalmente em competições quando sentimos aquele friozinho na barriga, os hormônios estão na flor da pele a adrenalina sobe, seus sentidos se aguçam melhorando assim sua performance.





Dica Rápida: 

Água Fria - Se você perceber que o estresse ta tomando conta de você
em qualquer ambiente, se possível de uma chegadinha no banheiro e deixe os punhos debaixo da torneira por 1 minuto, o estresse geralmente causa batimentos acelerados aumentando o cansaço, este método abaixa a frequência cardíaca. Comprovado por pesquisa no periódico Physiological Research
Respire Fundo - A respiração também fica ofegante quando estamos estressados, feche os olhos concentre-se na inspiração e expiração, se você não respira direito falta oxigênio no sistema nervoso simpático e ai viu irritação e ansiedade vem a tona. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário