segunda-feira, 28 de julho de 2014

Estrutura do Corpo















A partir de hoje iremos falar do corpo humano de forma diferente, abordando desde a composição da estrutura corporal até sua funcionalidade e sobre exercícios específicos para cada região.
O interessante é que a cada texto vamos descobrir novas curiosidades que poderão ser aplicadas para a melhora da performance do seu cotidiano e até mesmo da sua modalidade de prática esportiva.

Hoje o objetivo é trazer à vocês o conceito sobre o Sistema Esquelético e Muscular, pois estes dois sistemas serão os mais abordados em nossa série.

Sistema esquelético:
- Composição: este sistema é composto pelo conjunto de ossos e articulações que se encontram em todo o ser humano.

- Divisão: os ossos do corpo humano são divididos em dois segmentos como podemos ver na figura acima, o esqueleto axial (composto pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco) e o esqueleto apendicular (composto pelos ossos do braço, antebraço, mãos, coxas, pernas e pés.) 

- Função: o Sistema esquelético possui funções importantes para o nosso corpo, tais como proteção (para os órgãos e do sistema nervoso central), sustentação e conformação corporal (o que dá a forma de nossa estrutura). 

Sistema Muscular Estriado esquelético: 
- Composição: músculo é o nome que se dá ao conjunto de células especializadas para realizar contração e relaxamento.

- Estrutura: os músculos são compostos por tendões e aponeuroses (possuem função de fixar o músculo ao esqueleto)  e por ventres musculares (este é onde se predominam as fibras musculares).

- Função: os músculos são estruturas que proporcionam o movimento dos seguimentos do corpo, nos proporcionam a união e estabilidade dos ossos, além de gerar calor e absorver impactos sofridos pelo corpo

Curiosidades:
Esqueleto:
- Nós possuímos 206 ossos, mas este número varia de acordo com a idade e com fatores individuais.

- Os ossos tem função hemopoiética!
São capazes de produzir células sanguíneas, isso graças a medula óssea, essa produção de sangue ocorre de forma lenta.

- Ossos são flexíveis e resistentes!
Isso devido a estrutura da substância óssea, a parte externa do osso possui uma substância óssea compacta o que o torna rígido e denso, porém na parte interna do osso temos uma substância mais esponjosa o que lhe permite certa flexibilidade.

Músculos:
Possuímos cerca de 1.200 músculos em nosso corpo;

- Os tecidos musculares do coração são os únicos que conseguem aumentar o número de fibras musculares, os músculos esqueléticos apenas aumentam o tamanho;

- O soluço ocorre devido ao espasmo muscular do músculo diafragma que fica localizado  na divisão do tórax e do abdômen.


Atenção aos próximos assuntos você irá se surpreender com o seu corpo abraços até a próxima



Livro consultado:
Anatomia humana Sistêmica e Segmentar - Dangelo e Fattini - ed. Atheneu 



Nenhum comentário:

Postar um comentário