Então saiba que muitas vezes tem solução, mas antes vamos saber do que se trata:
Lombalgia é a dor que sentimos na parte inferior das costas, Muitas vezes ela aparece de forma aguda (temporária) devido a algum movimento ou esforço que atinge a região, mas também pode se apresentar na forma crônica (dores de longos períodos), é ai que surgem as crises de lombalgia, o que acontece é que a musculatura lombar é exposta a sobrecargas e esforços que geram distensões, contraturas e até mesmo a inflamação da região. Em alguns casos ocorre o acumulo de ácido latico devido ao estres muscular gerado pela mecânica do movimento, podendo ocorrer aquela "travadinha nas costas".
As causas da lombalgia podem estar relacionadas à:
- Tumores;
- Alterações estruturais;
- Contratura muscular;
- Obesidade;
- osteoporose;
- encurtamento da parte posterior da coxa (isquiotibiais);
- Inflamação no nervo ciático;
- ou causas indefinidas
Tratamento:
O tratamento das dores lombares será prescrito de acordo com o diagnóstico do paciente, podendo ser feito com fisioterapeutas profissionais de Educação física.
Segundo a Fisioterapeuta Roberta Graziela, é possível o tratamento dos processos inflamatórios na região lombar através do ultra som ou acupuntura, ou até mesmo utilizar o Hai Hua (aparelho que simula a acupuntura com eletroestimulação). O alongamento dos músculos tensor da fáscia lata, quadrado lombar, iliopsoas e isquiotibiais também é importante.
O Educador Físico Jefferson Pereira reforça que a recomendação da ACMS é fortalecer o músculo multifidio (localizado na região lombar) e os músculos extensores do tronco, é uma forma de prevenir e tratar essas dores, também recomenda alongamentos que ajudem na melhora da flexibilidade da região lombo-sacra.
A dor na lombar atinge cerca de 80% da população mundial, atingindo desde atletas de alto nível até a população sedentária fique esperto procure sempre um médico, caso seja necessário faça exames, trate suas dores com profissionais da área Fisioterapeutas e Educadores Físicos e se livre desse problema.
Material recomendado para profissionais da saude:
http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/237/240
http://www.patologiadacoluna.com.br/patologia/lombalgia/
http://www.medicinadoesporte.org.br/
http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/316/316
Parabéns pelo excelente trabalho !
ResponderExcluir