segunda-feira, 28 de julho de 2014

Estrutura do Corpo















A partir de hoje iremos falar do corpo humano de forma diferente, abordando desde a composição da estrutura corporal até sua funcionalidade e sobre exercícios específicos para cada região.
O interessante é que a cada texto vamos descobrir novas curiosidades que poderão ser aplicadas para a melhora da performance do seu cotidiano e até mesmo da sua modalidade de prática esportiva.

Hoje o objetivo é trazer à vocês o conceito sobre o Sistema Esquelético e Muscular, pois estes dois sistemas serão os mais abordados em nossa série.

Sistema esquelético:
- Composição: este sistema é composto pelo conjunto de ossos e articulações que se encontram em todo o ser humano.

- Divisão: os ossos do corpo humano são divididos em dois segmentos como podemos ver na figura acima, o esqueleto axial (composto pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco) e o esqueleto apendicular (composto pelos ossos do braço, antebraço, mãos, coxas, pernas e pés.) 

- Função: o Sistema esquelético possui funções importantes para o nosso corpo, tais como proteção (para os órgãos e do sistema nervoso central), sustentação e conformação corporal (o que dá a forma de nossa estrutura). 

Sistema Muscular Estriado esquelético: 
- Composição: músculo é o nome que se dá ao conjunto de células especializadas para realizar contração e relaxamento.

- Estrutura: os músculos são compostos por tendões e aponeuroses (possuem função de fixar o músculo ao esqueleto)  e por ventres musculares (este é onde se predominam as fibras musculares).

- Função: os músculos são estruturas que proporcionam o movimento dos seguimentos do corpo, nos proporcionam a união e estabilidade dos ossos, além de gerar calor e absorver impactos sofridos pelo corpo

Curiosidades:
Esqueleto:
- Nós possuímos 206 ossos, mas este número varia de acordo com a idade e com fatores individuais.

- Os ossos tem função hemopoiética!
São capazes de produzir células sanguíneas, isso graças a medula óssea, essa produção de sangue ocorre de forma lenta.

- Ossos são flexíveis e resistentes!
Isso devido a estrutura da substância óssea, a parte externa do osso possui uma substância óssea compacta o que o torna rígido e denso, porém na parte interna do osso temos uma substância mais esponjosa o que lhe permite certa flexibilidade.

Músculos:
Possuímos cerca de 1.200 músculos em nosso corpo;

- Os tecidos musculares do coração são os únicos que conseguem aumentar o número de fibras musculares, os músculos esqueléticos apenas aumentam o tamanho;

- O soluço ocorre devido ao espasmo muscular do músculo diafragma que fica localizado  na divisão do tórax e do abdômen.


Atenção aos próximos assuntos você irá se surpreender com o seu corpo abraços até a próxima



Livro consultado:
Anatomia humana Sistêmica e Segmentar - Dangelo e Fattini - ed. Atheneu 



segunda-feira, 14 de julho de 2014

De olho no prato!


A alimentação tem grande importância na manutenção da saúde e no desempenho físico!

Seja qual for o objetivo do seu treino, saúde, estética, lazer ou esporte de alto rendimento a alimentação é e deve ser tratada com muita atenção. Os autores Carvalho e Sampaio de Mara em 2010 publicaram um artigo na revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME), sobre a hidratação e nutrição no esporte, onde afirmam que a ingestão equilibrada de macronutrientes (proteínas, lipídeos e carboidratos) são de grande importância para a:

- Recuperação muscular;
- Manutenção do sistema imunológico;
- Equilíbrio do sistema endócrino;
- E melhora no desempenho esportivo.

A RBME juntamente com a Uol, recentemente publicou uma matéria sobre os exercícios físicos feitos em jejum, a teoria se baseia que após um período sem comer o seu corpo estará com estoque baixo de carboidratos, buscando assim a gordura como fonte de energia. O médico e diretor da Sociedade Brasileira de medicina exercício e do esporte Ivan Pacheco diz que isso não funciona na prática, pois o que determina a queima de gordura é a intensidade do exercício, mesmo você estando em jejum seu corpo ainda terá estoque de carboidratos.

O que você precisa saber para ter uma dieta balanceada:
Não vou dar dicas sobre o que comer e como comer, isso varia de pessoa para pessoa, e quem deve prescrever dietas é um nutricionista. Mas o que vou dizer aqui é um consenso de quanto deve ser consumido de carboidratos, proteínas e lipídeos e como calcular a partir do seu peso:
-Carboidratos: o que se preconiza é o consumo de 5 á 8g/kg de peso corporal ao dia

- Proteínas: as proteínas compõem cerca de 0,8 á 1g/Kg de peso corporal para pessoas sedentárias e para atletas entre 1,2 e 1,8g/kg de peso corporal por dia.

-Lipídeos: devem ser consumidos 1g/kg por peso corporal por dia.

Como se alimentar antes dos exercícios?
As refeições pré-exercício tem papel fundamental para o desempenho e a recuperação de nosso corpo, por isso a ACSM em 2010 publicou um artigo abordando o tema.

Objetivos das refeições pré competição e exercícios:
-Manter o nível de açúcar no sangue e glicogênio muscular adequados para prevenir a fraqueza e a fadiga muscular durante a atividade;
-Prevenir dores gastrointestinais geradas pela sensação de fome;
-Garantir hidratação adequada.

Sugestão de refeições pré-competição ou exercicio segundo a ACSM:

Atividade matinal: caso a atividade seja praticada no período da manhã, coma carboidratos
na noite anterior, durante a manhã faça refeições leves coma frutas, cereais, sucos, torradas, pães ou laticínios com baixos níveis de gorduras.

Atividade Vespertina: se você é daqueles que tem suas atividades durante a tarde, deve comer refeições com alto teor de carboidratos na noite anterior e durante a manhã, no almoço deve fazer refeições leves, com saladas, alimentos proteicos, sucos e frutas.

Atividade noturna: se a sua atividade é no período noturno, deve ingerir carboidratos durante o café da manhã e o almoço, e entre essas duas refeições faça refeições leves.

Observação:
- Se você acredita que um alimento ajuda no seu rendimento, acrescente em suas refeições, afinal o efeito psicológico também ajuda;
- As combinações alimentares não funcionam para todos cada um deve experimentar e ver qual a melhor combinação para si;
- A escolha dos alimentos deve ser baseada de acordo com suas atividades, (tipo de atividade, intensidade e duração)
- Consulte um Nutricionista, ele é o profissional que pode adequar a sua alimentação de acordo com suas necessidades.

Referências:
Hidratação e nutrição no esporte





segunda-feira, 7 de julho de 2014

Estresse? Jogo Rápido!


Já dizia a música do Grupo Revelação "Eita vida, Eita vida de cão..."
Hoje vemos que não está fácil pra ninguém, é conta, é chefe, é família, estudo, transito, falta de descanso, ou seja, motivo não falta para você se preocupar. Na selva de pedra o stress rola solto e pode te derrubar se você não souber lidar com ele!

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que o stress atinge 90% da população mundial, é uma epidemia, nem os bebês estão livres dessa síndrome, ainda tem mais, se você não prestar atenção pode estar sujeito à uma série de doenças como câncer, hipertensão, depressão e diabetes.

Mas não é de se preocupar tanto também, afinal a prevenção e o tratamento podem ser bem simples, basta você saber administrar suas atividades, diminua o ritmo no trabalho (não precisa parar de trabalhar, as vezes fazer uma pausa e se alongar e mexer as articulações já ajuda), se exercite, coma alimentos saudáveis e DESCANSE!

Importante saber que existem os dois lados da moeda:


Na vida estamos sujeitos a dois tipos de estresse, o crônico e o agudo. É simples o crônico é aquele que esta presente em nosso cotidiano e o agudo quando algo traumático acontece, porém dura menos tempo. 

Ao mesmo tempo que o estresse é um fator preocupante, este também é um fator condicionante e importante para o ser humano, através dele que geramos adaptações tanto psíquicas como físicas.
Você também pode se aproveitar do estresse, deve estar se perguntando, como? Quando estamos sendo estimulados por uma situação estressante seu corpo fica em alerta e libera adrenalina e cortisol no organismo.

 A Revista Men's Healt do mês de junho, publicou algumas dicas que podem te ajudar:

No trabalho: existem situações estressantes, muitas vezes matamos um leão por dia, e o seu chefe ainda te pede algo com urgência, aproveite que a adrenalina e o cortisol estão na corrente sanguínea e aproveite o pique extra.

Nos estudos: O estresse aumenta nosso estado de atenção, então aproveite para estudar, nessas condições guardamos mais conteúdo devido ao estado de alerta.

Nos esportes: Principalmente em competições quando sentimos aquele friozinho na barriga, os hormônios estão na flor da pele a adrenalina sobe, seus sentidos se aguçam melhorando assim sua performance.





Dica Rápida: 

Água Fria - Se você perceber que o estresse ta tomando conta de você
em qualquer ambiente, se possível de uma chegadinha no banheiro e deixe os punhos debaixo da torneira por 1 minuto, o estresse geralmente causa batimentos acelerados aumentando o cansaço, este método abaixa a frequência cardíaca. Comprovado por pesquisa no periódico Physiological Research
Respire Fundo - A respiração também fica ofegante quando estamos estressados, feche os olhos concentre-se na inspiração e expiração, se você não respira direito falta oxigênio no sistema nervoso simpático e ai viu irritação e ansiedade vem a tona.